O que é,  e como se comporta um sistema de rega automática ?

Um sistema de rega automática, tem como função principal, o fornecimento de água ás plantas, em periodos regulares, de forma independente, autónoma, eliminando dessa forma, a necessidade diária de rega manual.

O ser humano precisa de água diáriamente para se hidratar. Assim o é com as plantas.

As plantas conseguem suprir as suas necessidades, obtendo do subsolo a água que precisam em condições de humidade normal. Quando as temperaturas sobem, existe o fenómeno da evaporação, em que parte da água do solo evapora ficando indisponivel para as plantas.

Nessas condições as plantas sofrem desidratação e temos de adicionar água para que as mesmas se mantenham saudáveis. Apesar de ser um processo fácil, a rega manual, por vezes não é prática. Basta imaginar uma área verde de jardim extensa, e imaginar regar essa mesma área com uma mangueira ... todos os dias ... durante meses seguidos ... Então surge a necessidade de tornar indepentente a hidratação das áreas verdes.

A composição de um sistema de rega não é dificil, mas convém ser executado por um técnico habilitado. Porquê ? porque existem processos a ter em conta para que funcione na perfeição.

O que vai precisar ?

Tudo começa com um ponto de água disponivel. Uma torneira, um local onde possamos fazer uma derivação de água da casa ...

Depois fazemos uns cálculos, para perceber quandos litros de água temos disponíveis por minuto para a rega. Em função dessa disponibilidade de água, e das áreas a regar, escolhemos os aspersores ou pulverizadores , os seus alcances em metros, para desenhar uma distribuição uniforme de água pelas áreas a hidratar.

 

Seguidamente precisamos de estender tubagem de água, até as zonas onde vão ser colocados os aspersores. Uma rede de tubagem, por cada zona a regar ( limitada pelo caudal/pressão de água disponivel ).

Agora, finalizar, colocando eletroválvulas ( torneiras eletricas, em termos simples ), ligado a um programador, onde finalmente podemos programar a que horas e durante quanto tempo queremos a rega a funcionar diáriamente ( pode ser dia sim / dia não , ou outra ).

Podemos ainda adicionar um sensor de chuva, para que o sistema de rega seja interrompido em caso de chuva, para não haver desperdício de água.

 

FAQ:

1- Porque os aspersores não atingem o alcance prometido ?

Falta de caudal de água; aspersores a mais por linha; falta de pressão na rede de agua; bicos obstruidos.

Se a água é de furo é sempre boa prática adicionar um filtro para reter impurezas e não obstruir os bicos de rega

Exemplo de instalação de filtro de impurezas:

 

 

 

 

 

2 - Porque tenho áreas com água a mais e outras secas ?

Aspersores e pulverizadores na mesma linha. Como têm débitos de água diferentes, não podem estar juntos. Podem ser setores diferentes e um estar com avaria.

 

3 - Porque tenho rega automática e continua desidratação nas plantas ?

Terreno arenoso, que faz com que a água vaze para o lençol friático. Regar várias vezes por dia, pouco tempo.

pouco tempo de rega para os aspersores instalados

 

4 - O terreno é inclinado e no fim de rega, na parte mais baixa fica um apoça de água. o que fazer ?

Colocar válvulas dentro dos aspersores. Funciona como uma válvula de retenção que não deixa a água recuar.

 

 

 

 

 

5 - Porquê a minha rega é muito afetada pelo vento ?

Pressão a mais no circuito. Se a pressão da água for demasiado alta, o pulverizador não consegue debitar a água com o peso neccesário, passando a sofrer de um efeito nebulização. Diminua a pressão instalando um regulador de pressão.

 

 

 

 

 

6 - Não tenho rega automática instalada. Há alguma forma de benefeciar da tecnologia ?

Sim. Exemplo abaixo.