A impermeabilização é um processo importante para proteger as estruturas de uma habitação contra a passagem de líquidos ou vapores, evitando a infiltração de água nas estruturas do imóvel. Além disso, uma impermeabilização de qualidade evita infiltrações, fugas de água, fungos e bactérias, e garante a proteção das estruturas do imóvel. No futuro, protege as estruturas e assegura a longevidade do edifício.

A impermeabilização de uma obra deve ser pensada durante a fase de projeto e antes do início da obra, evitando infiltrações, humidade ou fugas de água . O projeto de impermeabilização deve fazer parte dos projetos de construção de um edifício, e, como tal, deve ser pensado em sintonia com os restantes, como o projeto de arquitetura, eletricidade e paisagismo, por exemplo. A impermeabilização deve ser estudada e compatibilizada com todos os componentes de uma construção de forma a que, no futuro, não surjam falhas e ser realizada ainda na fase da estrutura do edifício, antes da aplicação dos acabamentos, para que estes não se degradem com os efeitos da humidade.

 

Argamassa impermeabilizante

A argamassa impermeabilizante é um material produzido a partir de cimentos especiais, aditivos e polímeros impermeabilizantes.

Este tipo de material pode ser classificado como semi-flexível, podendo ser utilizadas em diferentes soluções.

Este tipo de sistema de impermeabilização pode ser utilizado em subsolos, poços de elevador, paredes internas e externas como camada anterior à pintura e também pisos frios, como em áreas de cozinhas e casas de banho, varandas, terraços, como camada anterior à argamassa de assentamento dos revestimentos cerâmicos.

De modo geral, este tipo de produto prolonga a vida útil dos elementos estruturais, formando uma barreira física que dificulta a passagem da água.

Vantagens:

Facilidade de aplicação

Versatilidade de ser aplicado em diferentes locais

Desvantagens :

Baixa resistência à grandes movimentações térmicas

Exemplos:

 

Weber Dry KF

Weber Dry 824

 

Iimpermeabilização com emulsão asfáltica

A emulsão asfáltica é um material de composição asfáltica (derivados de petróleo) em dispersão na água. Também é conhecida como tinta asfáltica.

É um sistema líquido, aplicado a frio (ao contrário da manta asfáltica, que é pré-fabricada e, em sua maioria, aplicada com fontes de calor). Porém, assim como a manta asfáltica, não tem resistência mecânica, devendo ser revestida (com contrapiso, por exemplo).

É normalmente utilizada para impermeabilização de elementos de fundação e também áreas internas e sacadas.

Normalmente o produto é aplicado na superfície com uso de trincha ou brocha, rolos ou vassouras.

Vantagens

Facilidade de aplicação

Produto fácil de encontrar

Alta aderência e resistência química

Pode ser usado como primário para outros tipos de sistema

Desvantagens

Mão-de-obra muitas vezes não é suficientemente qualificada

Não tem resistência mecânica, devendo ser protegida por contrapiso

Em caso de restauro, é preciso remover tudo para reaplicar

Exemplo:

Sika Inertol F

 

Impermeabilização com tela asfáltica

A tela asfáltica é um dos sistemas de impermeabilização flexíveis mais utilizados em todo país, e é indicado para os mais diversos elementos estruturais como lajes, vigas, reservatórios, piscinas, e é facilmente encontrado no mercado.

Este é um sistema de impermeabilização pré-fabricado, vendido em rolos que são instalados a quente, com auxílio de um maçarico. A resistência mecânica e a abrasão é baixa, por isso deve ser feita uma camada de revestimento – contrapiso e piso, por exemplo – de forma a proteger o sistema e garantir a sua durabilidade.

É muito importante frisar que, apesar de bastante conhecido e utilizado, o sistema de impermeabilização com tela asfáltica deve ser aplicado seguindo os procedimentos corretos e recomendações das normas e instalado por empresas e profissionais especializados.

A qualidade deste tipo de sistema está diretamente ligado com a qualidade da mão-de-obra.

Modo de instalação:

A superfície a ser impermeabilizada recebe uma camada de primario, e prossegue-se a instalação à quente da manta, com o cuidado para haver uma sobreposição de pelo menos 10cm nas emendas.

Cuidados especiais devem ser tomados nos rodapés, cantos, e encontros com as paredes. Após a instalação da tela, deve ser feita uma camada de revestimento.

Vantagens

Facilidade de encontrar no mercado

Sistema conhecido

Custo competitivo na fase de construção

Desvantagens

Dificuldade de manutenção que requer remover tudo e refazer completamente a impermeabilização

Sistema com emendas

Possibilidade alta de falhas na execução com mão-de-obra não qualificada

Garantia depende do aplicador

Exemplo:

Tela asfaltica xisto claro

 

Impermeabilização com silicone

O Sistema 100% Silicone é composto de material nobre e é indicado para áreas de difícil acesso, reabilitação, e áreas tráfego eventual para manutenção.

Pode ser aplicado diretamente sobre o sistema preexistente, e sem a necessidade de obras extensivas, o que faz deste sistema uma excelente opção para reabilitação.

A Solução em Silicone, com tecnologia já consolidada internacionalmente. Neste sistema o produto aplicado é o que efetivamente permanece na superfície, diferentemente de outros sistemas.

O silicone tem excelentes parâmetros de elasticidade, e é aplicado sem emendas, reduzindo assim as chances de falhas.

Modo de Aplicação:

A Solução em Silicone é aplicada diretamente sobre a estrutura. Ela pode, inclusive, ser aplicada sobre sistemas de impermeabilização que tenham falhado, como mantas aluminizadas, betuminosos, acrílico, entre outros, além de ser compatível com diversos outros materiais, aderindo sobre praticamente todo o tipo de superfície.

Vantagens

Agilidade na aplicação

Ideal para lugares de difícil acesso

Não há geração de entulho

Possibilidade de reparos pontuais

Isolamento térmico

15 anos de garantia contra infiltrações

Desvantagens

Não resiste ao tráfego intenso de pessoas e veículos

Menor resistência mecânica

 

Impermeabilização com emulsão acrílica manta líquida

Muitos produtos no mercado, independente de sua composição, tem recebido o nome comercial de Manta líquida. No geral, são produtos com base acrílica.

Este tipo de sistema de impermeabilização é classificado como flexível, podendo ser utilizado em áreas sujeitas à movimentação térmica.

É um resultado da emulsão de compostos acrílicos termoplásticos com água, que é aplicado na superfície a ser impermeabilizada.

A emulsão é utilizada em regiões de difícil acesso, pela sua facilidade de aplicação. É uma boa opção para reabilitação, e áreas onde não haverá tráfego de pessoas e veículos, pois os sistemas acrílicos não possuem resistência mecânica.

O grande ponto em desfavor do uso deste sistema é o fato de não permitir empoçamento de água, sob risco de o produto voltar ao estado de emulsão.

Ainda, por ser vendida em baldes, a manta líquida tende a não ser aplicada por mão-de-obra qualificada.

Vantagens

Boa opção para áreas de difícil acesso e reformas

Facilidade de execução

Facilidade de acesso ao produto, vendido em grandes lojas de materiais de construção

Desvantagens

Não resiste à abrasão

Não resiste à presença de lâmina d’água

Mão-de-obra nem sempre é suficientemente qualificada, gerando problemas de aplicação

Acabamento bastante simples, não adequado para áreas de lazer

Exemplo:

Sika Pele Elástica

 

Impermeabilização com poliuretano pu

O poliuretano (PU) é utilizado como impermeabilização através da aplicação de uma membrana flexível bicomponente.

É utilizado na impermeabilização de lajes, áreas molhadas como WC,s e cozinhas, ambientes industriais, tanques, reservatórios, piscinas, floreiras e estação de tratamento de efluentes.

Vantagens

Boa resistência química

Não gera sobrepeso

Aplicação rápida

Desvantagens

Necessário revestimento superficial para resistência ao tráfego

Necessita de mão-de-obra especializada

Poucas opções de acabamento,

Garantia tende a ser dividida entre responsabilidades do fabricante e aplicador

Flexibilidade no momento da aplicação não se reflete, necessariamente, em sistema se manterá flexível durante um longo período