As tecnologias evoluem, bem como os processos de tratamento de da água da sua piscina.

 

Nos dias atuais fala-se do tratamento com sal para as piscinas, embora ainda cause algumas dúvidas.

Vamos voltar então a falar de tratamento, mas antes recordar alguns aspetos importantes.

Porquê tratar a água ? Porque a água é um ambiente dinâmico. É um ambiente vivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Temos então variáveis quase permanentes de poluição.

Poluição física nomeadamente terra, areia, cabelos, folhas, cremes solares ... e temos os contaminantes, nomeadamente virus, bactérias, fungos, algas, contaminantes estes  que se propagam com facilidade. O tratamento necessário consiste em 2 componentes essenciais: a filtragem ( 80% ) o tratamento quimico ( 20 % ).

Quanto á filtragem ter em conta o volume de água da piscina, o caudal da bomba de filtração e respeitar as horas necessárias á filtragem.

Quanto ao tratamneto a sequencia correta é equilibrar a água em primeiro lugar ( Alcalinidade, Dureza e PH  ) e tratá-la quimicamente em segundo lugar.

Muito sintéticamente, se a alcalinidade não estiver correta ( entre 80-150 mh/l ) vai ser dificil, se não inviável manter o PH nos parametros desejados. Se a dureza da água não estiver correta ( entre 100-300 mg/l ), vamos ter corrosão em metais, olhos e mucosas irritadas, agua turva, incrustações etc dependendo se esta elevada ou demasiado baixa ). Temos também o PH, ( entre 7.2-7.6 ideal ) que se não estiver correto, o tratamento químico vê reduzida drasticamente a sua eficácia.

Para mostrar a interligação entre estes parametros temos a regra de Taylor: Neste caso, deveremos ajustas a Alcanilidade TA, e a dureza ( TH ), para poder colocar o PH no intervalo desejado .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está então na hora de fazer o tratamento quimico. Desta vez, vamos abordar a Eletrolise salina.

 

O que é a eletrolise de sal afinal ?

É uma reação quimica que ocorre quando água com determinado teor de sal, passa numa célula e recebe uma descarga eletrica. Essa descarga separa as moléculas do sal, criando um desinfetante ( cloro ) que entra na agua da piscina no processo de filtragem, e que através do efeito do sol, ( UV ) e da matéria organica,  volta ao estadio inicial, isto é, sal. Isto simplificadamente claro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora que decidimos colocar um aparelho de sal, para tratar a água, importa saber algumas coisas mais.

O equipamento a escolher tem que produzir o desinfetante em quantidade necessária para tratar o volume de água  da sua piscina

Tomamos a exemplo a Go Salt no nosso web site, que produz 21 gr/h. Passivel de instalação em uma piscina entre 30-180 m3 de água.

 

 

 

 

O Equipamento é instalado na casa das máquinas. Pode ser instalado em qualquer momento, com um simples Bypass no sistema de filtragem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Existe um avariedade enorme de marcas e máquinas o que dificulta a escolha e comparação de caraterísticas. Deve ter em conta a vida da célula ( em horas de vida estimada ) e os materias de que são produzidos. Tenha em conta também as funções adicionais. 

As vantagens são enormes para os utilizadores destes equipamentos. Quantos já chegaram á sexta feira á espera do fim de semana para uns mergulhos, olham a água e a mesma não esta com bom aspeto. Medem rápidamente o PH, metem cloro á pressa, mas no dia seguinte não esta bom. Lá se foi  água perfeita para o fim de semana.

Uma grande vantagem é a estabilidade do tratamento, pois está todos os dias sem exceção, a tratar e cuidar da piscina.

Mas perguntam: e então o PH não tenho que verificar na mesma ?

Sim têm. Mas aqui entra novamente a máquina de sal. Para quem quiser evitar a rotina de medir e ajustar o PH manualmente, pode instalar um amáquina doseadora de PH, ( bomba perispáltica ) que fica ligada á máquina de sal. Esta mede o PH e dosifica quando necessário. Garantido que no fim de semana a água não estará estragada..

Nunca mais tenho de adicionar sal ?

Sim tem de adicionar sal, sempre que colocar água nova em quantidade significativa ( por exemplo após lavagem de filtros ou renovação parcial de água ). Dependendo da máquina de sal adquirida, esta pode indicar a quantidade de sal a adicionar.